terça-feira, 6 de agosto de 2019



Carne com sangue, e o Concílio de Jerusalém

Quero com esse texto expressar meu ponto de vista a respeito dos alimentos que foram proibidos para comer pela igreja primitiva, e também esclarecer qual foi importância do Concílio de Jerusalém e a quem isso foi realmente importante.
 Dizer que este é o meu ponto de vista a respeito do assunto  não estou aqui para condenar ou dizer que sou o dono da verdade, Mas apenas quero expressar meu entendimento sobre o assunto.

 Tudo começa quando o  Apóstolo Paulo e Barnabé discutiram com alguns irmãos que vinham da circuncisão e ensinavam que para salvação era necessário seguir também os ritos  da lei de Moisés, isso deixou Paulo e Barnabe com o desejo de resolver estas questões teológicas então decidiram se encontrar os irmãos e apóstolos em Jerusalém dando-se então a primeira  reunião formal  da igreja primitiva, esse evento foi conhecido como o Concílio de  Jerusalém.

atos 15,1-32
Atos dos Apóstolos 15: 1. ENTÃO alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. 2. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns outros dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. 3. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. 4. E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. 5. Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. 6. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. 7. E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. 8. E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; 9. E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. 10. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 11. Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. 12. Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. 13. E, havendo-se eles calado, respondeu Tiago, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: 14. Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. 15. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: 16. Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. 17. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas, 18. Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. 19. Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 20. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue. 21. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. 22. Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. 23. E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. 24. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento, 25. Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los a vós com os nossos amados Barnabé e Paulo, 26. Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. 28. Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:

29. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos,
do sangue,
da carne sufocada,
e da fornicação, (imoralidade sexual)

das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

30. Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. 31. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. 32. Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. 33. E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos; 34. Mas pareceu bem a Silas ficar ali. 35. E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.

 Vendo  tudo que foi acordado pelos discípulos nesse Concílio o que se esperava era que Paulo e Barnabe obedesesem oque foi acordado, mas com o passar dos anos vemos que o que foi acordado no consilio no tocante aos alimentos não foi cumprido por Paulo, na verdade essa não era a opinião dele sobre o assunto, então ele se manteve na fé daquilo que ele acreditava, vamos ver alguns exemplos:
os Estudos indicam que o consilio de Jerusalém tenha acontecido na metade do primeiro século, por volta de 48 a 50 DC ,depois desta data Paulo fez a sua segunda e terceira viagem missionária.
vemos o que ele fala na sua Carta aos Romanos por volta de 60 DC

Romanos 14: 2. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. 4. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. 5. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. 6. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

 Quando escreveu essa carta Paulo estava em Corinto enviou a mesma pelas mãos de Febe para a igreja de Roma.
O apóstolo queria ensinar  quê não devemos julgar o irmão nem pelo que come nem pelo que não come pois um quanto o outro faz convicção é fé,  e nisso Deus  glorificado. Em outro texto discrito na carta de 1 Coríntios que foi escrita por Paulo no anos de 59 DC serca de 10 anos após o concílio.

1 Coríntios 8: 4. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. 5. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), 6. Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e em quem estamos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 7. Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. 8. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. 9. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.

Paulo demonstra sua preocupação não com aqueles que comem, pois ele diz que pra Deus tanto faz se comeu ou não comeu, sua preocupação era no tocante a algum irmão novo na fé que poderia se escandalizar com isso, pois foi lhe ensinado uma coisa é ele se depara com o irmão fazendo outra, e isso pode levar o irmão mais fraco na fé se desemcaminhar do Reino de Deus.

1 Coríntios 10: 27. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. 28. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. 29. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outro? 30. E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? 31. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.

mais uma vez a preocupação de Paulo e com o mais fraco na fé, porque poco importa se você comeu o não.
um exemplo disso são nossos missionários que vai evangelizar e lugares em que a Cultura e muito diferente que a nossa, e muitas vezes só tem aquilo pra comer e é uma disfeita muito grande o missionário se recusar a comer com eles na mesa.
o livro de Paulo aos Colossenses escrito por volta de 64 DC 15 anos após o concílio diz:

Colossenses 2: 14. Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. 16. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Está nítido que o Apóstolo não aceitava julgamentos como estes, e que todos ganhamos a liberdade através da Vitória da Cruz.

No ano de 67 DC Paulo escreve a timotio a respeito do assunto e diz:

1 Timóteo 4: 1. MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 3. Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 4. Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. 5. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.

Devemos cuidar com falsas doutrinas que ensinam a abstinência de alimentos,
sendo que nós pela fé oramos e o mesmo e santificado, devemos sempre orar pelo alimento.

voltando então ao Consilio de Jerusalem.que separou 4 itens que deveriam ser observado:
alimentos sacrificado aos ídolos
alimentos sufocados
carne com sangue, ou o próprio sangue
Prostituição que é imoralidade Sexual.

destes 4 apenas o último foi defendido por Paulo pois o mesmo não admitia tal prática que é a imoralidade sexual, não é difícil entender o porquê ele aderio a essa, pois o próprio nome diz que é (imoral) não precisa ser religioso pra entender isso, o caráter humano e o próprio senso comum concordam que é errado determinadas práticas sexuais e que são dignas de repúdio.
veja a opinião de Paulo sobre o assunto:

1 Coríntios 6: 16. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque diz, serão dois uma só carne. 17. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 18. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. 19. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Ele diz que nosso corpo e o Templo do Espírito e que quando o homem faz sexo fora do casamento ele fornica e se torna um com a mulher seja lá ela prostituta ou não, que isso fique de Conselho para os que não esperam o casamento para ter relações sexuais.


1 Coríntios 6: 10. Não erreis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Ele é bem claro em dizer que os Devassos, adúlteros,efeminados, sodomitas não herdarão o Reino dos céus.

Podemos entender que Paulo ensina com o Consilio o de Jerusalém. em quem ele prega com autoridade que o homem não deve de forma alguma se entregar a prostituição, a imoralidade sexual, mas também deixa claro de que os alimentos não tem o mesmo significado para ele em para fé cristã, que é baseada na Graça de Deus.
contudo o Consilio não foi em todo em vão, pois os apóstolos deram na ocasião
carta Branca pra Paulo evangelizar na quilo em que ele foi separado por Deus ou seja para os gentios e isso abriu muitas portas pra Paulo evangelizar pregando a palavra de Cristo em toda Ásia e Europa fazendo dele o maior missionário que já existio.

para concluir a questão dos alimentos, vamos ver oque o próprio Jesus Cristo nos fala a respeito:

Mateus 15: 8. Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. 10. E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: 11. O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.

Jesus declara que a doutrina dos alimentos não é de Deus mas sim dos homens, e deixa claro que não é oque comemos que nos contamina como pessoas, mas sim oque sai da nossa boca, do nosso coração da nossa mente que realmente contamina tudo.

Com essas Palavras encerro minha tese de que o Consilio de Jerusalém não teve peso teológico para os gentios que não guardavam a lei de Moisés. portanto para nós que somos frutos do ministério de Paulo , com exceção da imoralidade sexual que não a dúvidas que é errada, no tocante aos alimentos não tem valor nenhum!

por Pr Jairo Machado
Criciúma 06/08/2019

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