segunda-feira, 11 de julho de 2016

Ansiedade


Estar ansioso

Todas as pessoas almejam a alegria e rejeitam a tristeza. Para ser alegre e não sofrer é preciso não ter nenhum fardo pesado. Segundo o registro da Bíblia, há dois tipos de fardo: o dos pecados e o da ansiedade. Se o problema dos pecados não for resolvido, é impossível haver alegria. Se o problema da ansiedade não for solucionado, tampouco haverá alegria. Se o problema do fardo dos pecados for resolvido e o da ansiedade permanecer, a alegria alcançada será incompleta. Para ser feliz, o homem precisa resolver tanto o problema do fardo dos pecados como o da ansiedade.

Leiamos agora Filipenses 4:4-7, e consideremos frase por frase: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos." Precisamos saber que "alegrai-vos" é uma ordem de Deus. E Deus nunca ordena que façamos algo que não conseguimos. Toda ordem de Deus ao homem pode ser executada pelo próprio homem. Aqui, Deus ordena que nos alegremos no Senhor e que nos alegremos sempre. Mas nós muitas vezes não reconhecemos que isso é transgredir um mandamento de Deus. Se então reconhecemos que isso é uma transgressão de um mandamento divino? Já que "alegrar-se" é uma ordem de Deus, devemos cumpri-la, caso contrário, seremos transgressores.
Alguns talvez argumentem: "Ninguém consegue alegrar-se a contragosto. Quando me sinto mal, como posso alegrar-me? Minha saúde não está bem, meu trabalho é difícil e ocupa todo o meu tempo, meus filhos são muitos e são rebeldes... Em tais condições, como posso alegrar-me?" Realmente, há muitas coisas que nos fazem sentir miseráveis. Contudo, perceba que a Bíblia não diz para nos alegrarmos em nós mesmos, mas diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor". Deus não exige que nos alegremos nas circunstâncias ao nosso redor ou na nossa prosperidade. Em vez disso, Ele nos diz: "Alegrai-vos no Senhor"! De uma coisa podemos estar certos: alegramo-nos, não por causa das circunstâncias ao nosso redor, mas por causa do nosso Senhor. Mesmo em situações difíceis, entre tristezas e lágrimas, podemos alegrar-nos, confiando Naquele que nos ama e a Quem também amamos. Ele, por Si só, é suficiente para satisfazer o nosso amor. Ainda assim, porque facilmente nos esquecemos do que ouvimos, Paulo repete: "Outra vez digo, alegrai-vos." Oh! Como Deus deseja que nos alegremos! Por isso, por todos os meios, devemos alegrar-nos.
Muitos acham que devem preocupar-se com isto, ficar ansiosos por aquilo, supondo que ficar ansioso seja uma espécie de dever. Alguns acham que podem parar de se preocupar com tudo, menos com aquele pequeno detalhe. Será que é mesmo verdade que não devemos ter nem mesmo uma única ansiedade? Sim, é verdade; não devemos ter nem sequer uma. Por quê? Porque "perto está o Senhor". Se nos preocupamos, isso indica que não confiamos na promessa do Senhor. Se Ele está perto e ainda estamos ansiosos, nós estamos duvidando do poder da Sua mão e da bondade do Seu coração.

Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
O equilíbrio emocional é muito importante, eu devo crer nas promessas, quando eu creio que o Senhor esta do meu lado logo eu tenho Paz, pois ele me passa essa paz. E como Paulo diz: todos notarão a nossa paz e equilíbrio.
Certa vez um irmão passou por uma dificuldade tão grande, que parecia não haver saída para ele. Ele, então, lembrou-se desses versículos de Filipenses, e separou um tempo para orar. Apesar de orar mais de dez vezes, ele ainda assim não conseguia ter paz. Ele pensou: "Será que esse versículo é só para ser pregado, e não praticado?" Nesse momento Deus lhe disse: "Eu disse: Não andeis ansiosos de coisa alguma, e tereis paz. E você está dizendo que não tem paz!?" Então aquele irmão deu um pulo, e disse: "O Deus, já que Tu dizes que eu tenho paz, então eu tenho paz. Nada mais tenho a dizer." Ele creu na Palavra de Deus e imedia­tamente teve paz. Por isso, se crermos na Palavra de Deus, nós teremos paz; se não crermos, não teremos paz. Se esperamos ter paz antes de crer, então será impossível ter paz. Se atualmente você está atravessando algum tipo de dificuldade ou de tristeza, que não está conseguindo suportar, diga ao Senhor Deus: "O Deus, confio isso em Tuas mãos." Então você terá paz. As ordens do Senhor são: "Alegrai-vos sempre no Senhor" e "Não andeis ansiosos de coisa alguma". A promessa de Deus é: "A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus." Se nós obedecermos as Suas ordens, Ele cumprirá a Sua promessa!

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:4-7



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Blog! Deixe seu comentário.